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EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM IMUNOTERAPIA INTEGRATIVA

Detalhes do curso

Público Alvo

Terapeutas e profissionais da saúde interessados em desenvolver as competências necessárias para a abordagem e melhora da qualidade de vida das pessoas, em especial através da imunoterapia como prática integrativa

Pré-requisitos

Ensino Médio completo e vontade de se ressignificar profissionalmente agregando valor.

Certificados

Os certificados são emitidos e chancelados pela Faculdade Brasília

A Imunoterapia Integrativa

A imunologia é o estudo das respostas do organismo que fornecem imunidade, ou seja, proteção às doenças. Ainda que o sistema imune seja muito complexo, certos componentes do sistema imune são facilmente detectados, como por exemplo, os anticorpos.

Você sabia que o nosso organismo possui mecanismos de defesa contra diversas doenças e também é uma forma de equilíbrio biológico?

Objetivo do Curso

  • Promover uma transformação positiva na vida do profissional e do paciente à partir do conhecimento em imunidade;

  • Ministrar sobre a importância do sistema imunológico (equilíbrio geral e proteção do organismo contra agressões que se originam no meio ambiente ou em nosso próprio corpo);

  • Abordar o tema utilizando linguagens específicas e analogias para melhor compreensão para o paciente dos componentes imunológicos (células, moléculas, barreiras e etc), conceituando os termos e suas funções;

  • Demonstrar o trabalho e eficiência do sistema imunológico contra invasores e células estranhas;

  • Estimular a compreensão do conteúdo através de recursos e ferramentas de expressão;

  • Realizamos o curso de Imunoterapia integrativa para que nossos alunos aprendam, apliquem e pratiquem aumentando sua qualidade de vida gerando contribuição social;

Faça o curso de Imunoterapia Integrativa da Abrahcon e saiba como funciona o sistema imunológico.

     O Terapeuta Homeopata tem por objetivo investigar o ser em sua totalidade, ou seja, físico, emocional, mental e seu estado de espírito. Investiga seus anseios, medos, sonhos, sono, sensações, ilusões e principalmente a experiência vivenciada com a doença. Desta forma, é possível buscar um remédio homeopático que o induza ao processo de auto cura, harmonizando em todos os âmbitos.

* AULAS SURPRESAS COM CONVIDADOS RENOMADOS NACIONAL E INTERNACIONALMENTE

Conteúdo programático

  • O que é imunologia e qual é a função fisiológica do sistema imunológico;

  • Componentes do sistema imunológico;

  • Moléculas do Sistema Imune;

  • Células do Sistema Imune e suas funções;

  • Órgãos do sistema Imune;

  • Sistemas envolvidos com Sistema Imune – Correlação;

  • Fases da resposta imunológica: reconhecimento e ativação dos componentes do sistema imunológico;

  • Apresentação de antígeno no linfonodo e ativação celular;

  • Função efetora dos componentes do sistema imunológico: migração para o sítio inflamatório;

  • Função efetora dos componentes do sistema imunológico: eliminação do antígeno e homeostasia(resolução do processo inflamatório);

  • Tipos de antígenos que geram uma resposta imunológica;

  • Características antigênicas e quais são os componentes de defesa mais eficientes para cada tipo de antígenos;

  • Resposta antígeno-hospedeiro;

  • Mecanismos de evasão do sistema imunológico;

  • Falhas e exemplos de doenças que permitem aos antígenos evadirem o sistema imunológico (diminuem a sua eficiência);

  • Novos usos para Terapias existentes;

  • Atualidades em imunologia;

  • Terapias naturais em Imunologia e sua aplicabilidade;

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Metodologia do curso

  • O curso compreende uma carga horária total de 240h, dividida em 16 módulos com videoaulas interativas ao vivo, além de: matérias médicas, discussão de casos reais e outros materiais complementares.

Organização Curricular

  • MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO À IMUNOLOGIA

  • MÓDULO 2 – DO ÁTOMO AO SER COMPLETO: ASPECTOS ENVOLVIDOS NA RESPOSTA IMUNITÁRIA

  • MÓDULO 3 – RESPOSTA IMUNOLÓGICA (MOLÉCULAS E CÉLULAS)

  • MÓDULO 4 – QUANDO A IMUNIDADE “FALHA” (HIPOATIVIDADE IMUNOLÓGICA)

  • MÓDULO 5 – QUANDO A IMUNIDADE “EXAGERA” (HIPERATIVIDADE IMUNOLÓGICA)

  • MÓDULO 6 – CÉREBRO, INTESTINO E IMUNIDADE (MICROBIOTA)

  • MÓDULO 7 – PSIQUISMO E IMUNIDADE

  • MÓDULO 8 – FUNDAMENTOS DA ALIMENTAÇÃO E IMUNIDADE – A IMPORTÂNCIA DA NUTRIGENÉTICA

  • MÓDULO 9 – EXERCÍCIO FÍSICO E IMUNIDADE – O QUE HÁ DE ATUAL

  • MÓDULO 10 – SONO E IMUNIDADE

  • MÓDULO 11 – GERENCIAMENTO DO STRESS E IMUNIDADE – TÉCNICAS E APLICAÇÕES

  • MÓDULO 12 – IMUNIDADE E FÍSICA QUÂNTICA: NOÇÕES SOBRE CAMPO MAGNETO ELÉTRICO E IMUNIDADE

  • MÓDULO 13 – TERAPIAS COADJUVANTES – POSSIBILIDADES (PÓS-COVID)

  • MÓDULO 14 – INTERLEUCINAS: EXEMPLOS DE SUAS ATIVIDADES E ATUAÇÕES

  • MÓDULO 15 – FERRAMENTAS DE APOIO AO SISTEMA IMUNE

  • MÓDULO 16 – ESTUDO DE CASOS

240H

Carga horária

BIBLIOGRAFIAS: 

1. Gleeson M. Immune function in sport and exercise. J Appl Physiol 2007103(2):693-699.
2. Lovelady CA, Fuller CJ, Geigerman CM, Hunter CP, Kinsella TC. Immune status of physically active women during lactation. Med Sci
Sports Exerc 200436(6):1001-1007.
3. Kohut ML, Davis JM, Jackson DA, Colbert LH, et al. The role of stress hormones in exercise-induced suppression of alveolar
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4. Akimoto T, Kumai Y, Akama T, et al. Effects of 12 months of exercise training on salivary secretory IgA levels in elderly subjects. Br J
Sports Med 2003 37(1):76-79.
5. Davis JM, Murphy EA, Brown AS, Carmichael MD, Ghaffar A, Mayer EP. Effects of moderate exercise and oat b-glucan on innate
immune function and susceptibility to respiratory infection. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol 2004 286(2):366-372.
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10. Ronsen O, Kjeldsen-Kragh J, Haug E, Bahr R, Recovery time affects immunoendocrine responses to a second bout of endurance
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11. Zhang X, Matsuo K, Farmawati A, et al. Exhaustive exercise induces differential changes in serum granulysin and circulating number
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17. Broadbent S, Gass G. Effects of endurance training on intracellular calcium concentration in T lymphocytes. Eur J Appl Physiol
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21. Laing SJ, Blackwell J, Gwynne D, Walters R, Walsh NP. Neutrophil degranulation response to 2 hours of exercise in a 30 degrees C
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22. Morozov VI, Tsyplenkov PV, Golberg ND, Kalinski MI. The effects of high-intensity exercise on skeletal muscle neutrophil
myeloperoxidase in untrained and trained rats. Eur J Appl Physiol 2006 97(6):716-22.
06/12/2018 Moreira Jr Editora | RB

Coordenadoria

Flávio Raimundo Ferreira

Professor Dr. Flávio Raimundo Ferreira 

FORMAÇÃO − Graduado em medicina com residência em pediatria, alergia e Imunologia. Possui título de Especialista em Pediatria pela SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria, título de Especialista em Alergia e Imunologia pela ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).  Pós-graduação em Dermatologia Clínica pelo ISBRAE (Instituto Brasileiro de Ensino). Pós-GRADUANDO em Neurociências pela PUC-RS.

PROFISSÃO − Médico Imunologista

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL −  Professor Universitário e preceptor de Pronto Socorro e Enfermaria. Médico Concursado é membro diretor da SOBOM (Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Medica). Escritor Nacional e Internacional e palestrante, além de terapeuta Integrativo pelo CONATESI (Conselho Nacional de Terapias Integrativas). 

Domingos Oliveira

Dth. J. Domingos Oliveira 

PROFISSÃO − Terapeuta Holístico – CRT nº 46359

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL − É terapeuta holístico, especialista no sistema imune e na utilização de Bio nanotecnologia. Tem importantes trabalhos científicos publicados no tema regeneração de tecido em feridas utilizados na nano tecnologia. Possui 1961 citações em trabalhos científicos em diversas universidades como por exemplo a NYO, Oxford entre outras.

Rudmar Mendes Moscarelli

Professor Rudmar Mendes Moscarelli Terapeuta

Homeopata; Diretor Presidente da ABRAHCON – Especialista, Pós-Graduação latu sensu em Naturopatia Científica Clínica

FORMAÇÃO − Universidade Federal de Viçosa – Homeopatia Clássica – 1998 − Universidade Técnica Privada Cosmos – Medicina – Bolívia – 2005 (incompleto) − Universidade Luterana do Brasil – Farmácia – 2011 (acadêmico) − IPAPPI – Florianópolis – Parapsicologia Clínica 2013

PROFISSÃO − Homeopata Clássico – Universidade Federal de Viçosa – MG, curso de extensão e cultura − Técnico em Acupuntura – ETERF (Escola Técnica de Reabilitação Física) Ribeirão Preto – SP; − Especializado em Acupuntura pelo Institute International of Acupunture and Moxa Bustion Trade Center – Beijing `China`.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL − Técnico em Acupuntura – TAO Instituto de Saúde Integral – Brasília-DF; − Secretaria Municipal da Saúde de Goianápolis – GO (contratado para implantar Acupuntura e Fitoterapia em Saúde Pública); − Coordenador e professor convidado do Curso de Homeopatia da Homeobrás/ UFV-MG curso de extensão e cultura em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Brasília. − Consultório de atendimento em Homeopatia na cidade de Brasília – DF

Plataforma

Contamos com uma plataforma própria intuitiva, fluida e responsiva - pode ser acessada através de qualquer dispositivo que tenha conexão à internet.

Materiais complementares

A Abrahcon oferece uma Biblioteca Virtual de domínio público e uma base com mais de 800 matérias médicas constantemente atualizada.

Estudo de caso

Durante o curso, desenvolveremos algumas atividades práticas, dentre elas, alguns estudos de caso, que será acompanhado durante as aulas e também após o fim do curso!

Interação humanizada

Mesmo sendo um curso na modalidade on-line, alunos e professores podem interagir durante as aulas ao vivo e também na plataforma de ensino-aprendizagem.

Cursos livres

Cursos livres e gratuitos disponíveis para membros e alunos cadastrados na Abrahcon.

Pagamento

INVESTIMENTO

8x de R$ 210,92*
Incluso material didático completo

*mensalidades recorrentes;
onde o limite do seu cartão não é ocupado

CONTRATO

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