Matérias Médicas A
A Patogenesia estuda os efeitos dos agentes terapêuticos no corpo são, a fim de adaptá-los (...) aos sintomas conhecidos da moléstia, de modo a fazê-los desaparecer, estabelecendo a saúde (...) são os materiais, portanto, desses agentes terapêuticos que a Homeopatia usa na prática e, os conjuntos desses materiais metodicamente selecionados, constituem a PATOGENESIA ou MATÉRIA MÉDICA desses agentes terapêuticos.
ARUM-T – ARUM TRIPHYLLUM – Arisaema atrorubens
Reino: Vegetal
Miasma: TIFOIDÉO – SANKARAN
MATÉRIA MÉDICA – Abrahcon
ARUM TRIPHYLLUM
REINO VEGETAL – MIASMA TIFOIDÉO – SANKARAN
Adequado às crianças que recusam a comida e a bebida, por causa da sensação dolorida na boca e garganta.
Belisca os lábios até sangrarem;
Mexe no nariz constantemente, até sangrar, enfiando o dedo nas narinas;
Mexem e ´cavoucam´ as superfícies escoriadas e sangrantes, apesar de muito dolorosas, gritam de dor, mas continuam cavoucando.
Afonia completa, depois de exposição ao vento;
Boca com cantos doloridos, rachados, sangrantes;
Coriza acre, fluente; narinas em carne viva;
Descarga acre e purulenta, escoriando o interior do nariz e lábio superior;
Dor de garganta do orador, voz rouca, incerta, mudando continuamente, piora por conversar, falar; cantar;
Língua e cavidade bucal escoriadas e sangrantes;
Nariz obstruído, apesar da descarga aquosa;
Saliva abundante, acre, corroendo as membranas mucosas;
Unhas roídas até sangrarem.
Não deve ser dado em baixas dinamizações ou repetido com
Freqüência, pois muitas vezes é seguido de efeitos nocivos.
As potências mais altas são as mais altas e eficazes.
ARUM TRIPHYLLUM (LV)
Ação Geral:
Irrita profundamente as mucosas provocando secreções excessivamente acre, muito irritante, com desejos incessantes de arranhar-se até sangrar lábios e nariz.
Crianças que sentem o lábio e nariz formigar, picar; também parte das mucosas respiratórias. Esta sensação é muito desagradável e se estende também até o fundo da garganta. Nariz e lábios picam tanto que não deixa de arranhá-los e coçá-los apesar de sangrar .
As dores aumentam ao arranhá-los, porém nada faz para deter Estas superfícies estão vermelho-vivas e parecem um pedaço de carne crua.
As secreções podem ser sangüíneas, provocadas pelo arranhado, como também ácidas muito corrosivas. O prurido, a coceira são tão incessantes que suas mãos estão em manipulação contínuo.
Esta carfologia tão peculiar distingue o medicamento de outros estados (Hyos, Bell, Stram, etc).
Modalidades:
< Pelo calor.
Lateralidade esquerda.
Sintomas Mentais:
Delírio murmurante nos processos febris, simultaneamente com beliscar-se num região qualquer ou meter os dedos no nariz > uma verdadeira carfologia beliscando as cobertas a agarrando as roupas; uma forma ocupada de delírio, necessita fazer algo todo o tempo, tateando ao redor com os dedos e buscando algo.
Grande inquietude na cama, quer escapar-se. Está excitável e irritável. O paciente chega às vezes à inconsciência e se afunda na cama.
Sintomas Gerais:
as afetadas, com intenso prurido. Prostração com agitação e carfologia. A prostração chega a ser tão intensa e sua debilidade tão marcada que praticamente afunda na cama. Estados tíficos.
Sintomas Locais:
Tremores palpebrais superiores esquerdo.
Secreção nasal acuosa, escoriante, acre, queimante, escoriando os orifícios nasais e lábio superior que estão em carne viva, pior do lado esquerdo.
Nariz obstruído sobre o lado E, deve respirar pela boca. Nariz escoriado e em carne viva, fissurado, o enfermo mete os dedos e se arranha constantemente o interior do nariz até sangrar ou belisca o nariz.
Cara inchada, amarrotada, na escarlatina; lábios, parótidas e glândulas sub- maxilares inchadas.
Os lábios estão inchados, fissurados, sangrantes, ardentes; a criança os belisca continuamente até sangrar. As comissuras labiais estão lastimadas, fissuradas, sangrantes.
Morde as unhas até que os dedos sangrem (Am-br, Sanic).
Toda a boca e garganta, inclusive a língua, sua raiz, o paladar estão em carne viva, sangram e ardem, de manhã, parece um pedaço de carne crua.
A saliva é profusa e acre corroendo a mucosa.
A criança recusa toda a comida ou bebida.
Língua com papilas vermelhas e elevadas, fissuradas e sangrante. A garganta está inchada, escoriada, ardente, em carne viva. Hálito pútrido.
Ronqueira crônica por abuso da voz. Voz rouca, incerta, pior por falar ou cantar; afonia completa por cantar (Arg-n, Caust, Phos) ou por tomar vento frio.
Dor debaixo do mamilo esquerdo.
Febre muito alta. Estados tíficos. Rash escalariforme por todas as partes do corpo, superfície em carne viva. Escarlatina com prurido, descamaçào.