top of page

Matérias Médicas A

A Patogenesia estuda os efeitos dos agentes terapêuticos no corpo são, a fim de adaptá-los (...) aos sintomas conhecidos da moléstia, de modo a fazê-los desaparecer, estabelecendo a saúde (...) são os materiais, portanto, desses agentes terapêuticos que a Homeopatia usa na prática e, os conjuntos desses materiais metodicamente selecionados, constituem a PATOGENESIA ou MATÉRIA MÉDICA desses agentes terapêuticos.

ARUM-T – ARUM TRIPHYLLUM – Arisaema atrorubens

Reino: Vegetal
Miasma: TIFOIDÉO – SANKARAN
MATÉRIA MÉDICA – Abrahcon

ARUM TRIPHYLLUM

REINO VEGETAL – MIASMA TIFOIDÉO – SANKARAN

Adequado às crianças que recusam a comida e a bebida, por causa da sensação dolorida na boca e garganta.
Belisca os lábios até sangrarem;
Mexe no nariz constantemente, até sangrar, enfiando o dedo nas narinas;
Mexem e ´cavoucam´ as superfícies escoriadas e sangrantes, apesar de muito dolorosas, gritam de dor, mas continuam cavoucando.
Afonia completa, depois de exposição ao vento;
Boca com cantos doloridos, rachados, sangrantes;
Coriza acre, fluente; narinas em carne viva;
Descarga acre e purulenta, escoriando o interior do nariz e lábio superior;
Dor de garganta do orador, voz rouca, incerta, mudando continuamente, piora por conversar, falar; cantar;
Língua e cavidade bucal escoriadas e sangrantes;
Nariz obstruído, apesar da descarga aquosa;
Saliva abundante, acre, corroendo as membranas mucosas;
Unhas roídas até sangrarem.
Não deve ser dado em baixas dinamizações ou repetido com

Freqüência, pois muitas vezes é seguido de efeitos nocivos.

As potências mais altas são as mais altas e eficazes.

ARUM TRIPHYLLUM (LV)
Ação Geral:
Irrita profundamente as mucosas provocando secreções excessivamente acre, muito irritante, com desejos incessantes de arranhar-se até sangrar lábios e nariz.
Crianças que sentem o lábio e nariz formigar, picar; também parte das mucosas respiratórias. Esta sensação é muito desagradável e se estende também até o fundo da garganta. Nariz e lábios picam tanto que não deixa de arranhá-los e coçá-los apesar de sangrar .
As dores aumentam ao arranhá-los, porém nada faz para deter Estas superfícies estão vermelho-vivas e parecem um pedaço de carne crua.
As secreções podem ser sangüíneas, provocadas pelo arranhado, como também ácidas muito corrosivas. O prurido, a coceira são tão incessantes que suas mãos estão em manipulação contínuo.
Esta carfologia tão peculiar distingue o medicamento de outros estados (Hyos, Bell, Stram, etc).
Modalidades:
< Pelo calor.
Lateralidade esquerda.
Sintomas Mentais:
Delírio murmurante nos processos febris, simultaneamente com beliscar-se num região qualquer ou meter os dedos no nariz > uma verdadeira carfologia beliscando as cobertas a agarrando as roupas; uma forma ocupada de delírio, necessita fazer algo todo o tempo, tateando ao redor com os dedos e buscando algo.
Grande inquietude na cama, quer escapar-se. Está excitável e irritável. O paciente chega às vezes à inconsciência e se afunda na cama.
Sintomas Gerais:
as afetadas, com intenso prurido. Prostração com agitação e carfologia. A prostração chega a ser tão intensa e sua debilidade tão marcada que praticamente afunda na cama. Estados tíficos.
Sintomas Locais:
Tremores palpebrais superiores esquerdo.
Secreção nasal acuosa, escoriante, acre, queimante, escoriando os orifícios nasais e lábio superior que estão em carne viva, pior do lado esquerdo.
Nariz obstruído sobre o lado E, deve respirar pela boca. Nariz escoriado e em carne viva, fissurado, o enfermo mete os dedos e se arranha constantemente o interior do nariz até sangrar ou belisca o nariz.
Cara inchada, amarrotada, na escarlatina; lábios, parótidas e glândulas sub- maxilares inchadas.
Os lábios estão inchados, fissurados, sangrantes, ardentes; a criança os belisca continuamente até sangrar. As comissuras labiais estão lastimadas, fissuradas, sangrantes.
Morde as unhas até que os dedos sangrem (Am-br, Sanic).
Toda a boca e garganta, inclusive a língua, sua raiz, o paladar estão em carne viva, sangram e ardem, de manhã, parece um pedaço de carne crua.
A saliva é profusa e acre corroendo a mucosa.
A criança recusa toda a comida ou bebida.
Língua com papilas vermelhas e elevadas, fissuradas e sangrante. A garganta está inchada, escoriada, ardente, em carne viva. Hálito pútrido.
Ronqueira crônica por abuso da voz. Voz rouca, incerta, pior por falar ou cantar; afonia completa por cantar (Arg-n, Caust, Phos) ou por tomar vento frio.
Dor debaixo do mamilo esquerdo.
Febre muito alta. Estados tíficos. Rash escalariforme por todas as partes do corpo, superfície em carne viva. Escarlatina com prurido, descamaçào.

bottom of page