Matérias Médicas B
A Patogenesia estuda os efeitos dos agentes terapêuticos no corpo são, a fim de adapta-los (...) aos sintomas conhecidos da moléstia, de modo a fazê-los desaparecer, estabelecendo a saúde (...) são os materiais, portanto, desses agentes terapêuticos que a Homeopatia usa na prática e, os conjuntos desses materiais metodicamente selecionados, constituem a PATOGENESIA ou MATERIA MÉDICA desses agentes terapêuticos.
BERYL – BERYLLIUM METALLICUM – Glucinium metallicum
MATERIA MEDICA – DR ALFREDO EUGÊNIO VERVLOET (PORTUGUÊS)
BERYLLIUM METALLICUM (Be)
Metal alcalino terroso
REINO MINERAL – MIASMA AGUDO SANKARAN
Foi estudado no homem sáo sob a direção de Templeton da Inglaterra. Segundo este os sintomas da garganta tem modalidades semelhantes às de Lachesis; e no aparelho digestivo se assemelham a Lycopodium; Digno de atenção ele encontra indicação do Beryllium em casos de influenza; semelhantes à Rhus tox; nos sintomas da cabeça tem semelhança com Bryonia.
Do ponto de vista toxicológico, sua inalação provoca uma reação contra corpo estranho, com quadro de granuloma pulmonar; e no fígado, necrose em focos isolados, nos rins lesões dos epitelios tubulares; além disto, Tumores ósseos, deformação das cartilagens; lesão do baço.
Indicação clínica: Afecções da garganta; aparelho digestivo; aparelho locomotor; pele e principalmente no aparelho respiratório. Neste em várias pneumopatias crônicas como pneumoconioses e enfisema.
Terapia diferencial: Sais e Magnésio; Lycopodium; Lachesis e Bryonia. (Templeton B.H.J. (43) – Mezger – pg. 315).
KENT E THYLER
Quando terminarmos o estudo de Berberis, veremos que não é um remédio muito extenso, mas é muito importante. Como o ácido benzóico, ele se encaixa na esfera gotosa e reumática. Corresponde a tais condições gotosas que não determinam seus lugares apropriados. Um estado baixo da economia está presente; condição anêmica; constituição fraca; pálido e doentio, velho e desgastado; prematuramente homens e mulheres velhos e enrugados. Eles são fracos demais para determinar os depósitos de gases nas articulações dos dedos, onde eles naturalmente pertencem, e o problema ainda é, por assim dizer, vagar pela economia. Dores errantes nos nervos e bainhas nervosas. As dores errantes, pontiagudas, lacrimejantes e dolorosas que correm através dos Berberis são encontradas em antigas constituições gotosas, e é aí que obtemos o maior benefício das Berberis. Sua prova nos levaria a ver que é semelhante às dores errantes, pontiagudas e rasgantes de velhas constituições gotosas, em pessoas pálidas, doentes e frias, onde os depósitos não foram tão marcados nas articulações; mas onde os dedos nos dedos e nos dedos do pé são exatamente os que são encontrados onde os depósitos existem. É claro que, em todos os estados gotosos, devemos olhar para o fígado e os rins em busca de dores e aflições diversas; eles são centros de observação, porque esses órgãos são mais ou menos perturbados. E muitas vezes problemas cardíacos vão junto com eles. Os rins, fígado e coração estão mais ou menos perturbados em suas funções e vemos que Berberis toma esses órgãos. Temos o estado urêmico e o estado de desordem que termina nessas condições. Nós vamos ter dores de twinging junto com distúrbios renais.
Irregularidades da urina. Descargas abundantes, alternando com descargas escassas. Urina leve e urina pesada, depósitos excessivos de ácido úrico e uratos. É mutável, como o ácido benzóico. Esses dois remédios correm muito juntos, mas seus sintomas são totalmente diferentes. Encontramos entre essas sensações que as dores de costura são encontradas em quase todas as regiões do corpo, e estão sempre mudando. Dores errantes e costuras; pequenas pontadas. Enquanto você se senta ao lado dele e fala com um paciente com goteira, “Ow”, ele dirá. O que ele quer dizer com isso? Ele teve uma daquelas dores de contração. A próxima coisa que ele sabe é no joelho; então está em seus dedos; então está em sua cabeça, em cima dele. Finalmente, os depósitos gotosos se tornam proeminentes nos dedos, e depois que a gota se determinou, temos dedos doloridos; mas estes correspondem mais particularmente ao Ledum, Sulphur, Ã † sculus e Lycopodium, onde a doença se tornou marcada e se localizou nas articulações. Em Berberis essas dores pontiagudas, lacrimejantes, pontiagudas e ardentes estão em toda parte, elas nunca permanecem em um lugar, mas estão sempre em movimento, e elas não são freqüentemente afetadas pelo movimento. Se ele se move, ou fica parado, eles continuam chegando. Em alguns casos, temos dores agravadas pelo movimento, mas muito poucas em proporção às muitas dores em Berberis. Ele se move muitas vezes porque não consegue ficar parado. Ele se move, porque ele sofre. Há também muitas dores urgentes. Mas as dores ardentes, ardentes, lacrimejantes, pontiagudas e errantes são a principal característica, a grande característica das Berberis.
Se você soltá-los em lugares, em um determinado conjunto, a partir desse um conjunto eles irradiarão em todas as direções. Se for a articulação do joelho, eles vão subir e descer, e de todas as maneiras; se for a articulação do dedo, eles correrão em todas as direções. Se for o rim, eles descerão os ureteres; se for o fígado, eles descerão para o abdômen em todas as direções. “Irradiando de um determinado ponto”, é uma característica distintiva, e coloca Berberis quase sozinho para irradiar dores. Esta é uma característica tão forte que Berberis curou a cólica renal em muitos casos devido à sua conhecida capacidade de atirar em todas as direções. Ela cura a cólica de pedra de bílis quando essas pequenas pontadas vão em todas as direções daquela localidade. Vimos que essas pontadas, dores de tiro em constituições gotosas estão associadas a problemas urinários e problemas no fígado, e começamos a estabelecer as bases para o estudo de Berberis.
As articulações às vezes incham. “Alargamento das articulações”. Mas o inchaço não é tão comum quanto as dores sem inchaço. Dor, claudicação nas articulações, com estas dores radiantes. Haverá queimando, costurando, rasgando, e as dores irão irradiar e aparecer em uma parte do corpo, em seguida, em outra. “Uma dor no calcanhar como se estivesse ulcerando”, e então a dor dispara em todas as direções. Dormência Claudicação. Quanto ao coração, o pulso fica lento. Muitas vezes diminui-se espantosamente.
Os sintomas mentais são muito defeituosos, isto é, não conhecemos os sintomas mentais. Existem alguns. Sabemos disso, que a mente é fraca, que é incapaz de sustentar um esforço mental e que é esquecida. “Recordação defeituosa e memória fraca. Aparições aterrorizantes no crepúsculo.” Não é estranho para uma criança no escuro imaginar todo tipo de coisa, porque ouviram histórias de cemitérios de pessoas idosas; mas com esse remédio entre a luz do dia e a escuridão, ele vê fantasmas, formas imaginárias se aproximando dele. Tem melancolia, apatia, prostração da mente. Alguma tontura. As dores de cabeça são do mesmo caráter que as dores gerais em sujeitos urêmicos, onde há muita areia na urina, depósito de pimenta vermelha. A cabeça entra em sua parte dessas dores errantes. Costura, rasgando, torcendo no couro cabeludo; no crânio; nos olhos, orelhas, atrás da cabeça. Dores ardentes. “Um sentimento na cabeça, como se estivesse se tornando maior”, é um sintoma peculiar; uma sensação inchada. Sempre colocando a mão na cabeça; parece como se ele tivesse uma calota craniana. Ele se encaixa sobre a sobrancelha, e não é uma coisa incomum em tais pacientes colocar a mão na cabeça para tirar a tampa. “Parece que ele tinha um boné na cabeça”, quando não há nenhum lá. Este sintoma nem sempre é descrito como um boné na cabeça. É conversível em dormência do couro cabeludo; muitos pacientes descrevem uma sensação de dormência no couro cabeludo, como se tivessem uma touca. Às vezes os pacientes negam que é uma sensação de dormência e dizem que é apenas um limite. Houve uma época em que acreditei que o “boné” pertencia a duas sensações. Se foi doloroso, coloquei-o sob “pressão”. Se não fosse doloroso, deveria pertencer à “dormência”; mas agora eu fiz uma nova rubrica, “a sensação da calota craniana”, que agora penso ser totalmente distinta da dormência; mas ambos têm que ser comparados.
Então os olhos assumem a mesma condição gotosa, com pontadas, dores dilacerantes, dores pontiagudas, dores provocadas por tiros. Disparando em várias direções. Há uma grande característica sobre Berberis, que não tem uma direção específica; tem todas as direções. A maioria dos remédios tem dores tomando uma direção de uma parte para outra, dores indo do olho para o templo, etc., mas em Berberis não se pode dizer que as dores vão para qualquer lugar em particular. Eles estão vagando dores e eles irradiam. Dores nos ouvidos do mesmo personagem. Em todas as partes do corpo, temos essas dores intermitentes, lacrimejantes, ardentes e intermitentes, fazendo com que o paciente faça uma cara feia e faça um barulho agudo.
O paciente tem um olhar doentio; rosto pálido, tez da terra, com bochechas afundadas e ocos, olhos cercados de azul. Essa é uma descrição de um rosto doente. Berberis tem sido muito útil em condições físicas; e nas dores, torções e sofrimentos em pessoas que foram operadas para fístula em ano. Quando a fístula estiver fechada, essas dores virão se for um caso de Berberis. As manifestações do rim surgirão, ou as manifestações do fígado, ou o coração enfraquecido, ou essas dores errantes. Ao mesmo tempo febril, cheio de dores, com sede violenta; alternando com o estado oposto. Prostração e aversão à água. Quer de apetite de uma só vez; fome canina em outro. O estômago está desordenado, a digestão é lenta e fraca, e temos manifestações geralmente conhecidas pelos pacientes como “biliosas”. Eructações amargas e biliares.
O fígado está cheio de sofrimento. No fígado, temos essas dores, e acrescentamos a elas uma punhalada repentina como uma faca perfurando o fígado. Tiroteio, rasgões, queimaduras, pontadas, dores pontiagudas, vagando de um lugar para outro. “Cálice de pedra de galo.” Essas dores com icterícia. O fígado parece desacelerar em suas ações, e o paciente fica ictérico. O banco torna-se branco, sem “Sharp, beliscar dores no fígado, que vêm de repente e com grande gravidade. Violent dor aguda na região do fígado, tirando o fôlego. Tinha que dobrar o dobro.” Essas dores duram um momento e passam. As dores cólicas são cálculos espasmódicos, aumentam de intensidade e diminuem, mas não diminuem completamente. Berberis, quando indicado, deixará a pequena pedra de bílis solta e ela passará, e o paciente respirará profundamente e desejaria ter enviado o médico mais cedo. Qualquer coisa que seja espasmódica pode ser aliviada instantaneamente.
Dores através do abdômen. Banquinhos copiosos, espessos e moles, e estes são amarelos, como o mingau de milho amarelo. “Diarreia; descargas amareladas semelhantes a cogumelos.” “Cor de argila”. Pelo que vimos, não é de surpreender que seja de cor de barro, que seja sem par, que seja branco. A ação no fígado faz isso. Quando você tem esses sintomas associados com dores irradiantes, e com dores errantes em constituições quebradas, pessoas que estão sofrendo de frio, pálidas e doentes, você tem um caso Berberis.
Então o paciente fica constipado, mas as fezes são brancas ou muito claras. “Queimação, dor pungente antes, durante e depois das fezes.” Aumento da próstata, que provoca uma pressão constante no períneo. Pressão como se houvesse um nódulo, ou como se algo estivesse pressionando. “” Rasgando ao redor do ânus. Herpes em torno do ânus. Fístula em ano. “Agora os cirurgiões quase todos defendem que, se houver uma abertura fistulosa ao redor do ânus, ela deve ser operada. A homeopatia cura esses casos. Eu não operei em um por vinte anos. O remédio que é indicado para o paciente vai curar o paciente e a fístula Acima de todas as coisas, eles não devem ser operados Para fechar essa abertura fistulosa, e assim negligenciar o paciente, é uma coisa muito perigosa de fazer Sabendo tudo o que eu sei, se tal O problema deve vir sobre mim e eu não poderia encontrar o remédio para curá-lo Eu iria suportar com paciência, sabendo que eu estava mantendo uma queixa muito menos.Nem poderia aconselhar o meu paciente ter feito uma coisa que eu não teria feito em mim É uma coisa perigosa operar uma fístula em um ano. É um assunto muito sério. Se for fechado e o paciente estiver inclinado para a fisiopatologia, ele desenvolverá esta doença; se tiver uma tendência para a doença de Bright, vai apressá-lo, se ele ameaça quebrar em qualquer direção, suas partes mais fracas serão afetadas, e ele vai quebrar. Ocasionalmente, o tempo transcorre o suficiente para que o médico ignorante não veja a relação entre os dois. Mas agora que você ouviu isso, você nunca pode esquecer.
E então os rins e os órgãos urinários entram em seus problemas. Existe uma dor na região lombar, na região dos rins, que ele não suporta nenhuma pressão. Ele não pode descer de uma carruagem para a calçada sem se soltar com muito cuidado. Um pote é um grande choque para ele, e às vezes a dor é tão grande que ele quase desmaia. Dor nas costas; nos músculos das costas e na região dos rins; e isso está associado a todos os tipos de distúrbios na urina, com depósitos excessivos. Os rins irradiam em todas as direções. As dores correm para o rim e se desgastam se ele não obtiver alívio, ele terá uma doença grave. Por isso, temos esses sintomas. “Queima e dor na região dos rins. Queima de pontos, único ou vários em sucessão, na região dos lombos e rins. Muita dor, dor e sensibilidade nas costas, na região dos rins. Sensibilidade na região dos rins tão grande que qualquer movimento dissonante, andar numa carroça, saltar dele, era intolerável Depois de queixas nos rins, um gosto amargo e ruim, uma onda de sangue na garganta Um grande desejo, com dor no colo da bexiga, com ardor urina escassa. Violent, corte, dor tensa, profundamente sentado no lado esquerdo da bexiga, finalmente, tornando-se uma aderência, obliquamente na uretra feminina, como se em seu orifício, com duração de alguns minutos “. Agora vemos como esses sintomas se manifestam. Rim dolorido, inflamado, sensível, um ou ambos. E então, a formação de pequenos cálculos na pélvis do rim, pequenas pedras como cabeças de alfinete; e de vez em quando um deles dá uma partida pelo ureter até a bexiga e, ah, como ele sofre. Então é que as dores nos rins irradiam em todas as direções. As dores correm para o rim e penetram na bexiga. No homem, eles parecem como se tivessem descido o cordão espermático até os testículos, e ele é um grande sofredor. Você ficará surpreso ao saber com que rapidez Berberis vai aliviar esse tipo específico de cólica renal. Dor ardente na bexiga; dor ardente no rim. “Urina escura, turva com sedimentos copiosos. Urina muito lenta para fluir. Constant constante.” A bexiga fica muito irritável. Condições catarrais da bexiga. Smarting, queimando, dores de costura. Muitos problemas, dores e dores no cordão espermático e testículos em constituições gotosas. Queima dores ao longo dessas regiões.
Berberis se encaixa especialmente em uma mulher que está cansada, com uma constituição gotosa; embora não seja velha em anos, ela está fisicamente cansada, de modo que todos os seus assuntos domésticos a preocupam e cansam. O coito se torna doloroso e ela tem aversão a ele. O orgasmo está atrasado, ou está totalmente ausente, e ela é prostrada por ele. Em todos os assuntos de sua vida mais íntima, ela é uma idiota. Cheia de dores em todos os seus nervos. “Queima na uretra feminina. Queima dor na vagina.” A falta de sensação normal para essas partes da mulher.