top of page

Matérias Médicas B

A Patogenesia estuda os efeitos dos agentes terapêuticos no corpo são, a fim de adapta-los (...) aos sintomas conhecidos da moléstia, de modo a fazê-los desaparecer, estabelecendo a saúde (...) são os materiais, portanto, desses agentes terapêuticos que a Homeopatia usa na prática e, os conjuntos desses materiais metodicamente selecionados, constituem a PATOGENESIA ou MATERIA MÉDICA desses agentes terapêuticos.

BOTH-A – BOTHROPS ALTERNATUS – Lachesis alternatus

REINO: ANIMAL – MIASMA: LUETISMO/SIFILINISMO

Bothrops é um remédio que não é bem conhecido por nós. Ele não teve uma comprovação adequada e não foi usado de maneira grandiosa, fora de alguns tipos de situações. A razão pela qual não o usamos tão freqüentemente quanto deveríamos tem a ver com o fato de que ele não tem sintomas conhecidos. De fato, no repertório está listado em apenas cerca de oitenta rubricas. Isso faz com que este remédio seja um dos menores da nossa matéria médica . É pensado para usos clínicos específicos, como trombos, derrames e ataques cardíacos, durante e após o ataque.

Tem tais sintomas-chave fortes e específicos nessa esfera que a patologia realmente leva ao remédio. E assim vai na nossa comunidade. O remédio é dado, ele atua em algumas dessas situações e confirmamos seu uso, mas ainda não temos uma boa imagem do remédio.

O Ciclo desse remédio, como eu vejo, é: Formação Trombi , levando à Plenitude que leva à Inquietação. A inquietação leva à Inflamação, que é seguida por Descargas como Sangramento . O sangramento leva à Fraqueza e, finalmente, a uma espécie de Paralisia que nos leva de volta ao tipo de Segmento da Formação do Trombi . Vamos percorrer o Segmento por Segmento e ver como esse Ciclo se desdobra.

A primeira ideia ou segmento principal é a tendência para a trombose . Como mencionei, esta é uma das principais patologias ajudadas por este remédio. A patologia física é apenas um exemplo de uma trombose generalizada, um fechamento. Eu tenho visto essa tendência em muitos dos meus pacientes com Bothrops . A maneira mais fácil de perceber isso, é observar o efeito paralítico no rosto, boca e olhos, onde eles são basicamente fechados. Esta paralisia vamos falar mais adiante neste artigo. O ponto é que a natureza de fechamento é um componente muito forte desse remédio.

Curiosamente, as emoções muitas vezes mostram essa tendência fechada e fechada em pacientes de Bothropstambém. Uma maneira de ver isso é em sua obstinação. Pacientes Bothrops , podem sentir muito fortemente sobre suas opiniões. Isto não é necessariamente arrogância ou auto-confiança, é mais uma questão de ficar preso em um jeito de ser. Aqui, poderia ser confundido com Calcarea carbonica, na obstinação e ainda mais com Causticum,especialmente se também há paralisia unilateral e ser fortemente opinativo. É essa forte opinião teimosa que se torna problemática depois de um derrame. Bothrops devem ser adicionados à rubrica Mind, conscientes das ninharias, no tipo simples.

Após um derrame, algumas pessoas desenvolvem afasia, como mencionaremos mais adiante. Aqui, o paciente Bothrops quer dizer alguma coisa, mas não pode dizer isso. Eles têm a imagem clara do que querem dizer, mas são incapazes de fazê-lo. Eles usam uma palavra diferente, mas são incomodados ou torturados pelo fato de não poderem dizer exatamente o que querem dizer. Pense nisso. O principal ponto da linguagem é se comunicar. Para alguns de nós, se pudermos expor nosso ponto de vista, se pudermos apresentar nosso caso, pode não importar quais palavras usamos. Mas isso não é assim com Bothrops. Mesmo que eles façam seu ponto, eles ficarão insatisfeitos porque a palavra exata em seu cérebro não é a palavra que sai. É uma espécie de obstinação, não ficar satisfeita em estritamente apontar a questão, frustrada de fato por não fazer isso da maneira que quer. É essa dicotomia que os perturba.

Às vezes, pessoas que fazem cirurgias e saem da anestesia com esses mesmos sintomas. Não há um diagnóstico claro de um acidente vascular cerebral e ainda assim os sintomas persistem. Pense em Bothrops nessa situação.

A trombose pode ser um coágulo na perna, levando a uma tromboflebite, com sintomas concomitantes. Pode envolver o coração e levar a uma pericardite ou a um ataque cardíaco. Mas, na maioria das vezes, para este remédio, veremos um trombo no cérebro levando a um derrame, resultando em grandes danos. Curiosamente, esta tendência pode tornar-se tão forte, tão intensa que o paciente pode desenvolver coágulos em todos os seus grandes vasos. Eu tratei um homem cujas carótidas estavam quase fechadas.

Naturalmente, o mais fechado que esse paciente é, é quando ele ou ela está em coma ou inconsciente durante e após o derrame. Se os sintomas coincidirem, o Bothrops pode ser dado neste momento. Os comas de Bothropssão comas sérios; É possível que, sem terapias agressivas em unidade de terapia intensiva, além de dar esse remédio, o paciente morra.

Outro lugar para ver esta tendência de trombose ou fechamento é a sensação de que a garganta está se fechando. Este é um sintoma típico de outros remédios no grupo da cobra e o Bothrops também o possui.

Por fim, pode-se precisar desse remédio para um paciente que desenvolve um tremendo inchaço e coagulação em uma ferida que é roxa e pode lembrar Belladonna ou Lachesis .

As dores também podem ser cólicas em qualquer parte do corpo.

O próximo segmento é a plenitude , que acompanha o trombo. Por exemplo, o paciente pode lhe dizer que, durante a pericardite, ele sentiu que um grande peso estava em seu peito, parando seu coração. Plenitude no estômago agrava-lo, plenitude na cabeça, olhos, ouvidos ou garganta todos são sintomas comuns do remédio. Sentir-se cheio no abdome e não usar coisas apertadas, como visto com o agravamento de roupas de Lycopodiumou Lachesis também são comuns.

Então podemos ver uma inquietação neste remédio. Eu acho que é em parte um descontentamento com o estado deles. Isso pode acontecer antes, durante e depois do curso atual. Eu senti que há algo errado com ele. Quem sabe, talvez eu possa sentir em um nível subconsciente que algo vai acontecer com ele. Certamente após seu primeiro ataque, tenho medo do que acontecerá com ele. Ele está insatisfeito com sua situação. Eu tenho todos os sintomas e acho que ele vai morrer de sua condição. Isso não é tanto uma ansiedade em pânico, mas sim um conhecimento internalizado de que essa é a verdade sobre sua condição atual. Tenho dúvidas de sua recuperação porque ele conhece a gravidade de sua condição.

A inquietação é vista à noite, quando ele sonha com sua condição e com seu destino. Ele joga e vira e pode acordar freqüentemente de seu sono.

A inquietação é agravante para este paciente. Um dos mais antigos sintomas-chave deste remédio é o agravamento por comer. Seu derrame pode aparecer depois de uma refeição. Da mesma forma, sua pericardite pode ser agravada por uma refeição completa. Ele pode desenvolver um pouco de falta de ar depois de comer.

Quando a inquietação leva a um movimento excessivo, como ao se levantar e se esforçar, pode acabar levando a desmaios. Então, ao todo, encontramos a pessoa, por uma razão ou outra, não fazendo coisas ainda sendo extremamente insatisfeita internamente com suas perspectivas de saúde e ele fica inquieto disso.

Há um elemento inflamatório neste remédio, embora seja muito menos do que para outros remédios de cobra. Este remédio passa a maior parte do tempo no estágio coagulado. As inflamações podem ser vistas na área localizada onde os coágulos se desenvolveram pela primeira vez. Por exemplo, os vasos sangüíneos podem ficar inflamados, ou o paciente pode desenvolver pericardite, ou a perna pode ficar inflamada pela flebite.

O lugar mais fácil para ver o aspecto inflamatório é nas dores. As dores são mais graves e mais agudas do que outros remédios como o Lachesis . De fato, há uma tônica de que as dores são tão graves que levam o paciente a tremer. Na verdade, este tremor de dor é um sintoma raro para o remédio, eu menciono aqui para ilustrar o quão severa as dores agudas podem ser. Mais comum é o fato de que as dores são piores do movimento, seja dor no peito ou dor de cabeça.

O local mais perigoso para ver essa porção inflamatória do remédio está relacionado à pressão sanguínea. Bothrops tem uma tônica de desenvolver derrames de hipertensão. Mas a palestra maior é desenvolver pressão alta após o derrame. É como se os vasos sanguíneos tivessem mudado de alguma forma. Como se devido a algum entupimento, ou devido a alguns bloqueios, a pressão sanguínea mudou para acomodar a necessidade do sangue. Agora encontramos a hipertensão onde costumava haver nenhuma. Antes de entender o funcionamento interno desse remédio, esse discurso só me levou a prescrever esse remédio desde o início de minha prática, para o benefício de meus pacientes.

O rosto pode ser manchado ou vermelho escuro ou arroxeado.

As inflamações podem levar a descargas. Sangramento é encontrado neste remédio, embora seja comumente encontrado em outros remédios de cobra como Lachesis. Aqui, o sangramento está relacionado à coagulação e é secundário à coagulação, que é o principal problema. Portanto, mesmo que haja sangramento mencionado em muitos locais, ele raramente aparece na prática. Não negue a alguém este remédio porque eles não sangraram o suficiente, de acordo com suas leituras. O trombo é muito mais direto ao ponto!

Sangramento no olho é um dos principais sintomas do remédio. No entanto, existem outros remédios que apresentam esse sintoma. E, de fato, olhando para todos os pacientes que apresentam esse sintoma, é a minoria que se beneficiará do Bothrops . No entanto, o Bothrops é um dos remédios. Pode ser usado na retinopatia diabética, com sangramento. É um remédio principal para pessoas que sangram no olho durante um derrame. Também pensamos em Bothrops em crise hipertensiva aguda, levando a acidente vascular cerebral.

Outra forma de descarga é a tendência para fezes e vômitos soltos. Eu gostaria de falar sobre essa tendência um pouco e compará-la com a Lachesis , que tem o componente explosivo extremo mais comumente, mas é equilibrada por uma forte tendência à constipação. Em Bothrops , encontramos exatamente o oposto; vemos a sua forte tendência para se aglutinar ou coagular, o que é compensado por ocasionais fezes e vômitos. Enquanto ambos os remédios compartilham esses dois pólos, eles gastam a maior parte de sua energia em lados opostos. Em pacientes de Bothrops , o vômito é seguido por intensa fraqueza e cansaço.

Isso nos leva ao próximo segmento : extrema fraqueza que se manifesta tanto pela fraqueza física quanto pela confusão mental.

Na fraqueza física, encontramos uma tendência a desmaiar de esforço. Uma pessoa relatou: “Desde o derrame, eu quero dormir o tempo todo.” Outro disse: “Eu não posso mais trabalhar … Eu tenho que sentar o tempo todo … Eu costumava levantar pesos, eu costumava praticar esportes profissionais. Agora eu não posso fazer nada com o meu corpo … Eu sou tão fraco que não posso comer. ”Outra pessoa disse:“ Eu desmaio se levantar para limpar ou limpar a casa. Desmaios após um acidente vascular cerebral ou com trombos que ocluem grandes vasos são características comuns. “Desde o acidente vascular cerebral, minha pressão arterial cai rapidamente e eu desmaio”, é como um paciente disse. Durante esse tempo o coração bate debilmente; o paciente também é frio e tem uma descoloração pálida e azul das extremidades. Parece que o coração vai parar de bater. “Tudo o que você quer fazer é sentar ou deitar,

A fraqueza também é vista na vertigem. Elas podem ficar tontas, especialmente quando se exercitam, como se levantam de uma cadeira, ficam muito tempo em pé ou levantam-se. Eles se sentem fracos com a tontura e querem se deitar.

A fraqueza mental tem a ver com ser capaz de manter o foco, especialmente logo após um derrame. O paciente pode estar realmente desorientado e pode levar meses para se sentir reorientado. A mente vagueia, assim como o discurso. Isso é fácil de ver quando você fala com alguns desses pacientes. Muitos tendem a ficar quietos. Mas se você receber um paciente que esteja respondendo completamente, você perceberá que a fala deles está vagando. Isso também é visto em Lachesis , mas em Lachesis é devido a uma intensidade que não pode ser contida, enquanto que em Bothrops é visto quando a mente é tão fraca que os pensamentos preguiçosamente se arrastam de um para o outro. Esta não é a afasia que estou descrevendo aqui, farei isso na Paralisiaseção abaixo. Aqui estou me concentrando no enfraquecimento da mente e do corpo.

O paciente pode ficar mais sonolento também. Aqui, não é tanto uma narcolepsia, mas também a sonolência encontrada nos pacientes pós-trauma cranianos. É uma mistura de fraqueza, cansaço e sono devido ao cansaço de se concentrar e trabalhar a mente.

Paralisia é o segmento que segue fraqueza e, como tal, é outra idéia principal para o remédio. Os sintomas mais proeminentes que se encaixam aqui são a paralisia do corpo vista em três lugares diferentes. A nota principal número um é o toque que leva à verdadeira afasia. Onde algumas pessoas têm dificuldade em mexer a boca, esse é menos o caso de Bothrops . Aqui, o paciente é capaz de mover a boca, mas perdeu as palavras que quer dizer. Isto não é tanto a dificuldade de articular, como se encontra em Crotalus cascavella , isto é uma paralisia do cérebro, não da língua.

A maneira como lidam com a paralisia do cérebro é usar as palavras erradas. Eles podem fazer a sua ideia usando algumas palavras e gesticulando, mas usam as palavras erradas. Por exemplo, em vez de dizer janela, eles dizem “aquele buraco” ou, em vez de dizer porta, podem dizer “aquela madeira” e apontar na direção do objeto. Eles fazem o seu ponto, mas não com as palavras que eles desejam. Isso leva a um paradoxo ou a um estado de agitação, pois eles estão presos na palavra que querem dizer. Eles podem ficar tão surpresos com a palavra que sai como ouvinte, mas ainda assim eles continuam no ponto. Eles também podem tentar várias palavras para encontrar o que eles querem, e mesmo que eles possam se esforçar muito, eles ainda podem não conseguir.

A segunda grande palestra é a cegueira. Bothrops é um dos principais remédios que apresentam cegueira após o AVC. Pode ou não haver uma razão nos olhos para isso. Pode haver, por exemplo, uma hemorragia no olho, mas a nota principal é que não há nada que possa ser visto patologicamente no olho, mas o paciente não vê. O sintoma na matéria médica diz que eles estão cegos à luz do dia principalmente. Eu não vi tanto isso. Principalmente, se eles são cegos, eles são cegos. Não se deixe enganar por esse sintoma.

Por último, a paralisia pode ser de um membro, o rosto ou um lado. A nota principal da literatura antiga é que a paralisia é do lado direito; enquanto isso é verdade, eu vi claramente a paralisia de ambos os lados. Pode haver também alguma paralisia da garganta, onde o paciente tem dificuldade e pode até engasgar com a deglutição.

Eu gostaria de fazer alguns pontos diferenciadores finais entre Bothrops, Lachesis e Arnica . Rumo a Lachesis , deixe-me dizer que muitos dos sintomas comuns de Lachesis também podem ser encontrados em Bothrops . No entanto, Bothrops tende a ser mais interno, mais para o fechamento, trombo, frio, enquanto Lachesis é mais excessivo, intenso e quente. Um detalhe interessante é o fato de que Lachesis anseia por ostras, enquanto eu descobri que muitos dos meus pacientes de Bothrops anseiam por todos os tipos de peixes.

O diferencial com o Arnica é importante por várias razões, incluindo o fato de que, como conhecemos melhor Arnica , damos isso com mais frequência. A arnica também é mencionada com muito mais frequência na matéria médica e nos livros terapêuticos. Eu acho que a maneira mais fácil de diferenciar os dois tem a ver com a etiologia. Quando a etiologia é de fora, o remédio é mais provável de ser Arnica . Quando a etiologia é um processo interno, é mais provável que o remédio seja o Bothrops . Às vezes, a etiologia é uma lesão e o remédio é o Bothrops; onde a lesão é o empurrão final de um processo que vem acontecendo anteriormente. A lesão então cria ou desaloja um trombo e o resto dos sintomas ocorre. Mesmo que a etiologia parecesse uma lesão, na verdade a pessoa estava desenvolvendo esse estado antes. Assim, lesões que levam a um acidente vascular de algum tipo e, finalmente, levam à cegueira ou paralisia, devem fazer pensar em Bothrops .

Esperançosamente, esta descrição de Bothrops ajudará a esclarecer e colocar em contexto os poucos mas importantes sintomas deste remédio para tornar mais fácil prescrever efetivamente. Eu adoraria ler sobre a experiência de outros profissionais com este remédio e com o tratamento de pacientes com AVC, em geral.

bottom of page