Matérias Médicas B
A Patogenesia estuda os efeitos dos agentes terapêuticos no corpo são, a fim de adapta-los (...) aos sintomas conhecidos da moléstia, de modo a fazê-los desaparecer, estabelecendo a saúde (...) são os materiais, portanto, desses agentes terapêuticos que a Homeopatia usa na prática e, os conjuntos desses materiais metodicamente selecionados, constituem a PATOGENESIA ou MATERIA MÉDICA desses agentes terapêuticos.
BUTH-AUST – BUNGARUS FASCIATUS – BUTHUS AUSTRALIS
MATERIA MEDICA – DR ALFREDO EUGÊNIO VERVLOET (PORTUGUÊS)
Prionurus australis Buthus australis
BUNGARUS FASCIATUS
REINO: ANIMAL – MIASMA: LUETISMO/SIFILINISMO
Veneno do escorpião mais venenoso que existe na Algeria. No local da picada encontra-se dor, inchação e equimose, seguida de excitabilidade reflexa com espasmos da musculatura Lisa e estriada, e finalmente paralisia do sistema nervoso. E um medicamento derivado de um grande veneno cujo conhecimento advém dos dados toxicológicos, e menos do experimento medicamentoso no homem são. Entretanto a experiência clínica é muito pequena, mas as sugestões terapêuticas são importantes e claras.
E.M.H.S., pelo Dr. Azam da Algeria com 06 experimentadores, na 6C.O. Leeser, encontrou grande semelhança dos sintomas do envenenamento com a doença de Parkinson, como rigidez facial, distúrbios da deglutição, pitialismo. tremor e distúrbios da marcha. (Aranea ixobola e diadema).
Sintomas principais: Incapacidade para esforço intelectual por meio da vontade, apesar da mesma estar conservada. Enfraquecimento da vontade e da energia. Irresistível propenção a falar, sonolência, fuga de idéias, forte cefaléia. Rigidez da nuca. Salivação intensa e prolongada. Espirros, olhos vermelhos e lacrimejantes. Enrijecimento, espasmo e fraqueza dos músculos, abatimento corporal indo até ao esgotamento. Tremor, sensação de angustia, opressão e sensação de asfixia na garganta e no peito. Sensações de pontadas na pele, friosidade das extremidades, sensação como de agulha gelada. Agravação entre 16:00 e 20:00hs e pelo esforço, luz e ruído, melhoras pelo repouso e após comer.
Indicações clínicas:Disturbios do climaterio com depressão mental, arrepios. Todas as siaiorréias sintomáticas. Hipotensão nos estados, infecciosos. Insuficiência respiratória no curso de episódios broncopulmonar ou cardiopáticos. Estalos infecciosos com febre, arrepios, prostração agravadas à noite. Posologia: 5C a 30Ch. J.M. – O. Leeser e Julián.
MATERIA MEDICA – CLARKE (PORTUGUÊS)
Introdução
Escorpião (várias espécies).
Escorpião.
N. O. Scorpionida. (Classe, Arachnida.) Tintura de animais vivos.
Generalidades
Parte mordida muito inchada, com dores violentas que duram de um a três dias.
Calor e dor no local mordido, sonolência, espirros, inquietação, depois saliva abundante, meteorismo, depois, trismo ou tétano.
Prostração completa.
Sempre dores agudas e diminuição da temperatura da parte mordida.
Características
As picadas de escorpião são atendidas com certa quantidade de perigo, especialmente para as crianças.
Os sintomas do esquema são de efeitos de picadas.
Scorp.
Não foi provado nas atenuações.
A dor e o inchaço da parte lesada são experimentados pela primeira vez, e os sintomas constitucionais se seguem.
Estes incluem sonolência, prostração e, possivelmente, tétano.
O estrabismo foi observado em alguns casos e as pupilas estão dilatadas.
Clínico
Salivação.
Estrabismo
Tétano.
Olhos
Alunos dilatados.
Estrabismo leve.
Nariz
Espirros freqüentes.
Cara
Trismus
Boca
Saliva abundante.
Abdômen
Meteorismo
Relacionamentos
Compare: Vespa., Scol., Tarent., Apis.