CHRYSAR – CHRYSAROBINUM – Bahia-pulver , Andira araroba
MATERIA MEDICA – DR ALFREDO EUGÊNIO VERVLOET (PORTUGUÊS)
CHRYSAROBINUM – Goa Powder Andirá araroba (Crisarobina)
CHRYSAROBINUM
REINO VEGETAL – MIASMA TINEIDÉO – SANKARAN
Alcalóide do pó da árvore Araroba
Atua como poderoso irritante da pele e é usado com sucesso em moléstias da pele, especialmente em tinha (ringworm), psoríase, herpes tonsurante, acne rosácea. Lesões com vesículas ou com escamas, ligadas e descargas com mau cheiro e formação de crostas, com tendência a confluírem parecendo uma única crosta em toda a área (Bernstein). Coceira violenta, coxas, pernas e ouvidos. Erupção seca descamando, especialmente em volta dos olhos e ouvidos, escamas com pus por baixo [Mezer].
Olhos – Blefarite, conjuntivite, queratite. Muita fotofobia. Hiperestesia ótica. Ouvidos – Eczema por trás das orelhas. Condições de escamas imundas com tendência para formar crosta grossa. Toda a orelha e os tecidos em volta parecem ser uma só crosta.
Relacionamento – Chrysarobinum contém chrysophan, que se oxigena rapidamente, formando “ácido chrysophanico”, que também se encontra em Rhubard e Senna.
Dose – Uso local, como cerato, 4-8- “grains” (260 a 520 miligramas) para cada “ounce” (30 gramas) de vaselina, internamente, terceira à sexta dinamização. Usado externamente, deve-se ter cuidado devido à sua capacidade para provocar inflamação.