top of page
< Back

COCH – COCHLEARIA ARMORACIA – ERRl

MATERIA MEDICA – DR ALFREDO EUGÊNIO VERVLOET (PORTUGUÊS)

COCHLEARIA ARMORACIA

REINO VEGETAL – MIASMA SICOSE

COCHLEAR1A ARMORACIA – Armoracia Sativa Horse-radish (Rabanete de cavalo)
Osso frontal, suas cavidades, antros e as glândulas salivares são especificamente influenciadas por essa droga. Sensação de inchação. Levanta as forças vitais. É usada em gargarejo para gengivas escorbúticas e para garganta inflamada. Rouquidão em condições relaxadas da goela. Internamente para gonorréia. Útil como condimento para estados de enfraquecimento do estômago. Uma infusão da raiz em suco de maçã, para edema provoca copiosa diurese. Em uso local cura caspa. Cabeça – Tem dificuldade para pensar. Ansiedade leva ao desespero pela dor. Dor persistente, perfurante como se o osso frontal fosse cair. Dor de cabeça violenta com vômitos. Audição deficiente.
Olhos – Doendo e escrofulosos; inflamação traumática dos olhos, olhos vermelhos, turvos e com catarata. Corrimento copioso nos olhos.
Estomago – Dor na direção das costas; pior, pressionando as vértebras dorsais. Arrotos e câimbras. Cólica com dor nas costas. Câimbra violenta no estômago para ambos os lados e até às costas. Cólica em volta do umbigo.
Costas – Dor nas costas como devida a flatulência encarcerada, do abdome através das costas pelo sacro abaixo.
Respiração – Tosse do laringe, seca, martirizante; também tosse depois de gripe, seca ou solta, piora deitando. Peito dolorido ao toque. Coriza com rouquidão. Asma com muco. Edema dos pulmões. Sente a garganta áspera e rouca. Urina – Ardência e dor cortante na glande do pênis, antes, durante e depois de urinar. Micção freqüente. Modalidade – Piora, ao anoitecer e de noite. Relacionamento – Comparar com: Cannab; Sinapis; Caps. Dose – Primeira à terceira atenuação.

bottom of page